Vídeos

Aqui você encontrará todos os vídeos postados no Blog! 

Assista, comente, fique super à vontade!



Se a língua portuguesa varia de Portugal para cá, dentro do proprio brasil ela também apresenta algumas diferenças.
Língua Falada X Língua Escrita, os artefatos presentes nas duas formas de dizer e explicar algo.
Menino no sul é guri. Moleque, menino, guri, piá, são muitas as variações para o mesmo significado de palavra. Saiba mais sobre as variações lingüísticas presentes no nosso Brasil.



Preconceito lingüístico e a multiplicidade de possibilidades



Para rir!! Variações regionais com Nelson Freitas

 


Comunicação oral e as variantes linguísticas



A sonoridade da Língua Portuguesa muda de acordo com a região.





Com o avanço dos estudos linguísticos, a língua não é mais vista como algo imutável... As diferentes regiões brasileiras têm diferentes costumes e isso se reflete na maneira como as pessoas se expressam.



Existem diferentes formas de dizer a mesma coisa



Neste vídeo, Claudio Bazzoni, assessor de Língua Portuguesa da Prefeitura de São Paulo, explica que existem diferentes variantes linguísticas na Língua, uma vez que ela é viva e adquire características sociais, históricas e regionais. Ele ressalta que a norma culta é considerada a norma padrão, mas isso não pode ser motivo para que o professor discrimine os alunos em função da sua fala. Ensinar a comunicação oral na norma culta não significa mudar o modo como o aluno fala cotidianamente.




TV Brasil - A lingua falada e a lingua escrita (24/05/2011) Programa completo. Livro de português adotado pelo MEC – norma padrão e falada.

Na íntegra. Vale a pena ver! O que você pensa sobre a questão do livro didático que “ensina a falar errado”? Veja os depoimentos e dê a sua opinião! Participação: Escritor: Affonso Romano de Sant’Anna / Professor: Evanildo Bechara / Professor: Sergio Nogueira / Professor: Marcos Bagno / Professor: Dionísio da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário